Dr. João Cruz Nascimento


RETINA CIRURGICA

A sub-especialidade em Retina Cirurgica
Um especialista em vitreo-retina é um médico altamente diferenciado que se especializou em oftalmologia e se sub-especializou no diagnóstico, tratamento e cirurgia das doenças do corpo vítreo do olho e da retina.
No seu percurso profissional obtêm a Licenciatura em Medicina ao completarem os 6 anos na Universidade de Medicina ao que se segue o Internato Médico Geral (2 anos). A seguir integram o Internato Médico da Especialidade de Oftalmologia durante 4 anos para obterem o Grau de Especialista em Oftalmologia. Finalmente após este percurso de formação de 12 anos, considera-se que são necessários pelo menos 4 anos de experiencia prática e contínua em cirurgia vitreoretiniana para dominar a Sub-especialidade de Retina Cirurgica. A formação base de um especialista em Retina Cirurgica perfaz um total de pelo menos 16 anos de formação contínua em Medicina.
O que faz um especialista em Retina?
O procedimento médico e cirúrgico realizado pelos especialistas em retina é exigente.
Os especialistas em Retina diagnosticam doenças retinianas e vítreas através de um detalhado e rigoroso exame aos olhos utilizando equipamentos e testes altamente diferenciados.
Os cirurgiões vitreorretinianos trabalham em tecidos extremamente delicados e sensíveis em espaços incrivelmente pequenos no interior do olho. Microscópio, Laser e Instrumentos de microcirurgia são algumas das ferramentas frequentemente usadas por estes especialistas em retina. Os especialistas em Retina tratam um grande e variado leque de doenças que vão desde Degenerescência macular relacionada com a idade e o Descolamento de retina à Maculopatia e Retinopatia diabética. Eles também tratam pacientes com Patologia da interface vitreo-retiniana ou que sofreram Trauma ocular grave entre outras patologias.