Dr. João Cruz Nascimento

Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI) é uma doença degenerativa que leva a um compromisso significativo da visão porque atinge a retina e a corioide na area central da visão, a mácula.
A DMRI é a principal causa de perda significativa de acuidade visual em pessoas com mais de 50 anos nos países desenvolvidos.
Existem duas formas de doença: A Exsudativa (ou Humida) e a atrófica (ou seca). Embora os pacientes com qualquer das formas de DMRI possam sofrer uma grave diminuição da acuidade visual, nunca serão completamente cegos.
Tratamento e prognóstico
O tratamento da DMRI alterou-se profundamente nos últimos anos após a descoberta de uma família de compostos - os fatores de crescimento endotelial vascular (VEGFs). Os VEGFs regulam o crescimento de novos vasos sanguíneos, este processo é denominado, neovascularização, e está na base do mecanismo fisiopatológico do desenvolvimento da DMRI Húmida/Exsudativa. Os medicamentos anti-VEGF ajudam a travar a neovascularização e assim permitem preservar a visão.
Atualmente, existem 3 medicamentos anti-VEGF disponíveis: Avastin® (bevacizumab) Lucentis® (ranibizumab) e Eylea® (aflibercept).
A DMRI Exsudativa (Húmida) não tem cura, mas a sua progressão pode ser bloqueada com injeções intravítreas (injeções no olho) de anti-VEGF.
Existem três regimes de tratamento anti-VEGF:
Pro renata (PRN) ou "tratar e observar" - os pacientes são tratados com três injeções mensais iniciais, seguidas de tratamento, conforme necessário.
"Tratar e estender" - após 3 injeções mensais iniciais, o tempo entre os tratamentos é aumentado gradualmente até a AMD húmida se estabilizar.
Regime fixo de Injeções mensais ou bi-mensais.
Antes da introdução dos primeiros medicamentos anti-VEGF, os pacientes com AMD exsudativa eram tratados com fotocoagulação laser ou terapia fotodinâmica (PDT). Os fármacos anti-VEGF melhoraram consideravelmente o prognóstico; e hoje se adequadamente tratados e acompanhados, os pacientes têm uma forte probabilidade de preservar a sua visão central Recorde-se que esta visão é está fortemente associada á qualidade de vida, é a visão que permite a leitura, a condução e o reconhecimento dos rostos.
Infelizmente para a forma atrófica (seca) não existe nenhum tratamento que permita prevenir a perda visual da atrofia geográfica (a forma avançada de AMD seca). No entanto, uma fórmula de suplemento nutricional (a fórmula AREDS) permite reduzir a probabilidade de perda visual grave nos doentes com as formas intermediárias da doença.