Dr. João Cruz Nascimento


A especialidade
O que é o Glaucoma ?
Glaucoma é uma patologia do nervo optico,
Provoca uma perda progressiva do campo visual periférico que frequentemente é imperceptível pelo doente nas fases iniciais da doença. Ou seja na maioria das vezes é assintomático nas fases inicias da doença e quando o doente percebe a limitação visual já existe uma grande e irreversível perda de função visual.
.
Existem diversos tipos de glaucoma:
Glaucoma de Ângulo Aberto – Esta é a forma mais comum de glaucoma.
Glaucoma congénito – Geralmente está presente no nascimento ou no período inicial de vida.
Glaucoma secundário – Um aumento na pressão ocular também pode resultar da contribuição de outras condições e/ou lesões oculares.
Glaucoma de ângulo fechado– Com frequência sucede com alguma rapidez provocado por um bloqueio súbito e agudo do fluxo do humor aquoso. Pode ser acompanhada por dor intensa, visão alterada, halos em torno das luzes. Outros sinais incluem olhos vermelhos, dores de cabeça, náuseas e vómitos.
Pressão intra-ocular alvo
A pressão intraocular “ideal” para cada paciente é estimada tendo em atenção o estágio da doença, a esperança de vida do paciente, a velocidade de progressão do glaucoma e outros fatores de risco como a história familiar, raça, espessura central da córnea e condição vascular sistémica do paciente.
Uma regra prática baseada na gravidade da doença seria a seguinte:
-
Nos casos de glaucoma com danos iniciais, a pressão intraocular deve ser inferior a 18 mmHg, com redução mínima de 30% da pressão inicial;
-
Para pacientes com lesão moderada, a pressão intraocular deve ser inferior a 16 mmHg;
-
Nos casos de lesão avançada, o nível pressão ideal deve permanecer abaixo de 12 mmHg.
A terapêutica médica deve ser individualizada para cada paciente e, frequentemente, para cada olho recorrendo a colirios, laser ou cirurgia.
Exames complementares de diagnóstico
A avaliação da espessura do camada de fibras nervosas e do campo visual são dois exames complementares essenciais na avaliação diagnostica e da eficácia terapèutica avaliando o grau de estabilidade ou progressão da doença.
Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
