Dr. João Cruz Nascimento


LASER KTP verde



LASER NA RETINA
O comprimento de onda Verde (532 nanómetros- Laser KTP) pelas suas características unicas de interação laser-tecidos demonstrou continuar a ser o mais adequado para o tratamento de uma série de doenças que afectam a retina:
Na patologia Degenerativa da Retina Periférica,
- Em rasgaduras retinianas e em degenerescências retinianas periféricas que estejam associadas a risco aumentado de descolamento da retina.
-Nestas situações o tratamento laser ao promover uma adesão entre a retina e as camadas oculares subjacentes (retinopexia Laser) é uma arma terapèutica fundamental na profilaxia/prevenção e tratamento do descolamento. da retina.
.Doenças Vasculares da Retina:
- sobretudo na Retinopatia Diabética, onde a fotocoagu-lação continua a ser a pedra basilar para tratar as formas proliferativs e pré-proliferativas da doença responsáveis pela cegueira neste doentes,
Os tratamentos intravítreos (injeções no olho) reduziram as indicações Laser na retinopatia diabética, mas o laser clássico continua a ser o que melhores resultados oferece a longo prazo aos doentes nas formas proliferativas da doença.
- Em algumas Oclusões vasculares venosas da retina , Macroaneurismas, situações de Vasculite Retiniana complicada e em algumas situações clínicas que possam dar origem a Isquémia Retiniana passível de se complicarem com a formação de neo-vasos .
LASER NO GLAUCOMA
Glaucoma angulo aberto
- Trabeculoplastia: A trabeculoplastia laser, pode ser realizada recorrendo a diferentes tipos de Laser. Está assocido a uma muito baixa taxa de efeitos colaterais e adversos ao paciente e tem uma eficácia variável dependente do tipo de glaucoma e das caracteristicas anatómicas do olho.
Glaucoma de angulo fechado
- Iridotomia Laser: A iridotomia periférica a laser está indicada no glaucoma de ângulo fechado e nos olhos contralaterais em risco. A iridotomia laser deve ainda sr realizada em olhos com elevado risco de desenvolvimento de glaucoma de angulo fechado.
